A Equipe

A EQUIPE F5


A F5 - Multiatletas de Cristo é uma equipe esportiva composta por membros do Ministério Jovem da 1ª Igreja Batista da Lapa (Ministério Unção Profética), liderados pelo Pastor João Marcos Morilha. O objetivo da equipe é incentivar a prática de atividades esportivas, em suas mais diversas modalidades, estimulando seus membros a superarem os próprios limites e quebrarem os próprios recordes, além de aumentar a área de atuação de evangelismo urbano destes jovens, e proporcionar momentos agradáveis de comunhão.

A equipe surgiu quando, no início de 2010, três jovens da 1ª IBL, a saber, Duda, Rafão e Rogério, se propuseram a praticar exercícios como corridas, escaladas e passeios de bicicleta pela cidade de São Paulo, além de trilhas em outras cidades de São Paulo. Com o desejo de expandir a idéia para outros jovens (homens e mulheres), iniciaram a equipe F5 - Multiatletas de Cristo, reunindo assim uma turma de amigos "empolgados" com atividades esportivas.

No dia 18 de setembro de 2010, recebemos a benção do nosso Pastor João Marcos Morilha, no Culto de Jovens, aonde ele orou por nós e nos incluiu como equipe no Ministério Jovem.

Um grupo de amigos inconformados com a monotonia e inatividade típica desta geração, e que se dispõe a praticar esportes, abandonando o sedentarismo, muitas vezes crescente no meio dos jovens por falta de parceiros esportivos e oportunidades.

As atividades esportivas, além de serem um excelente canal para obtenção de princípios como autonomia, cooperação, disciplina, ética, integração, respeito, superação e união, são uma forma de se manter saudável, evitando doenças e problemas físicos. O apóstolo João afirma que "os jovens são fortes", e esta afirmação só deve nos impulsionar ainda mais a sair do ócio e nos levantar!

O grupo tem como lema a palavra "SUPERAÇÃO", de forma que cada membro deve realmente encontrar seus limites e tentar ultrapassá-los, em eventos de corridas, ciclismo, trilhas, rappel e outras modalidades esportivas, sem pressão, e de forma prazerosa e animadora.


POR QUE "F5"?

O nome F5 foi uma das primeiras opções para nomear a equipe. No início de Agosto de 2010, os membros sugeriram entre si várias opções, como:

  • 300 de Jah
  • 300 de Gideão
  • Titânio 44
  • Nitro
  • BPM
  • RPM
  • Contra-Mão

Entre outras, porém, os três integrantes iniciais da equipe se harmonizaram com a idéia do F5.

Quando uma grande massa de ar frio encontra uma massa de ar quente, é gerada uma força que se mescla, e começa a "rodopiar". Conforme ela vai se movendo, e encontrando mais ar, toma maiores proporções, tanto em tamanho quanto em força, e tende a descer da altura que estiver até o solo. Quando essa fusão de ar quente e ar frio se abaixa o bastante, a ponto de tocar o solo, passa a ser considerada um tornado.

Assim como se utiliza a Escala Richter para medir a força de um terremoto, utiliza-se uma escala chamada Escala Fugita (nome do físico que a criou) para medir a força de um tornado. Desta forma, utiliza-se a nomenclatura F0, F1, F2, F3, F4, e a mais forte de todas, F5, para medir a intensidade destes fenômenos, sendo a letra "F" uma homenagem ao criador da escala.

Os tornados são considerados os fenômenos mais fortes da natureza, e, segundo a Discovery, os F5 representam, consequentemente, o evento natural com a maior força devastadora que se tem conhecimento. Um F5 pode ter velocidades acima de 500km/h, e chega a arrancar prédios inteiros do lugar!

Analogamente, adotamos este nome, crendo que Deus pode manifestar seu poder através de nossa equipe. Conforme Jesus Cristo nos diz em João 3, somos como o vento (ninguém sabe de onde vem nem para onde vai!), e quando o poder que vem do alto toca num filho de Deus, nesta terra seca e sedenta, a manifestação do poder e da glória do Senhor poderá ser sentida por todos, e o vento do Espírito Santo soprará dos quatro cantos da terra e moverá tudo e todos para onde quiser!

Além desta primeira interpretação, vale lembrar que F5 é a tecla que representa "atualização", e como "multiatletas" que almejamos ser, queremos mesmo atualizar sempre, tanto em nossas estratégias quanto em novas modalidades esportivas.